O Autor

Filho de Ary Ramos Pinto e Zoé Silveira Pinto, Ricardo Silveira Pinto nasceu em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, no dia 8 de dezembro de 1973, vindo a morar com seus pais na cidade gaúcha de Uruguaiana quando contava apenas um mês de idade, lugar de onde jamais se ausentou.

Iniciou seus estudos na pré-escola do Colégio Nossa Senhora do Horto, tendo de lá saído para cursar, em 1981, o ensino de 1º grau na Escola Estadual Romaguera Corrêa e, após tê-lo concluído (1988), ingressou na Escola Estadual Elisa Ferrari Valls em 1989, concluindo o 2º grau no ano de 1991.

Em 1992 realizou o concurso vestibular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Campus Universitário II, tendo optado pela Faculdade de Direito, ocasião em que obteve 3º lugar na classificação geral e 2º lugar na classificação do curso.

No verão de 1996 concluiu a Faculdade de Direito colando grau de Bacharel, ingressando em 1997 na Ordem dos Advogados do Brasil, fazendo da advocacia a profissão que exerce até hoje.

No final de 1998 foi nomeado Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Uruguaiana, cargo que exerceu por quatro anos, ao fim dos quais foi convidado pelo prefeito municipal a exercer o cargo de Procurador do Município.

Ao longo de seu trabalho na administração pública, envolveu-se na política, fomentando ideias humanistas próprias e adotando uma postura combativa diante das mazelas sociais que se refletem até hoje em suas atividades profissionais e literárias.

Desde tenra idade desenvolve atividade musical como músico amador e entusiasta da música de concerto, iniciando seus estudos no violão clássico no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, tendo abandonado o instrumento para dedicar-se ao piano e a flauta-doce – instrumentos nos quais é autodidata com extenso e variado repertório.

No tradicional carnaval de rua da cidade manteve intensa e apaixonada atividade junto a E.S.U. Cova da Onça, entidade à qual dedica especial colaboração há muitos anos, participando na sua defesa institucional e tendo exercido vários cargos em sua diretoria.

É também membro e ex-presidente da Sociedade de Uruguaiana Pró-Arte e Cultura, entidade cultural promotora de grandes eventos culturais na cidade.

Desenvolveu ao longo dos anos predileção pela literatura e filosofia, sempre em busca do conhecimento e da reflexão, aos poucos tomando gosto pela escrita, passando a escrever contos e artigos.

Filiado ao Partidos do Trabalhadores desde 2015, é membro fundador do Coletivo Frente de Lutas pelo qual trava permanente combate contra o racismo, a homofobia, a xenofobia, o neonazifascismo, a islamofobia, a discriminação religiosa e defende, de forma intransigente, o debate das questões de sexualidade e gênero no ambiente escolar e acadêmico, os Direitos Humanos, a proteção ao meio-ambiente, os direitos da mulher e dos mais humildes, a reforma agrária e urbana e a preservação das conquistas e avanços da sociedade brasileira.

Atualmente, além da advocacia, dedica-se a escritos diversos, principalmente artigos e ensaios, publicados aqui, no blog Temporal de Ideias (www.temporaldeideias.com.br), em sites da Internet, em jornais como Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo e Diário da Fronteira.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com